Eu acho que enquanto o hype no mundo é IA, o assunto aqui no Brasil será Soberania Digital, e com encorajamento do governo federal
Acho que esse momento é muito oportuno pra vender soluções digitais com pauta em soberania
E com potencial subsidio governamental, já que a Meta / Google são interessadas na eleição de figuras da direita, isso foi demonstrado já no lobby forte que fizeram contra as novas legislações sobre plataformas com apoio massivo da direita brasileira
E esse desligamento simultâneo de varias contas politicas nos últimos tempos pode ser algum tipo de ensaio pro ano que vem
Toda instabilidade que pode ser gerada é benéfica pra extrema-direira, bate perfeitamente com o modus operandi deles.
Uma compreensão do cenário politico e dos principais players envolvidos nos ajuda a ter uma melhor aproximação do que vem aí. Esse será um daqueles raros momentos que os interesses de ambas as classes possam convergir, na minha opinião.
Cuidado: ao mesmo tempo em que há abundância de sinais de perigo, quem avisa demais passa por chato e até da teoria da conspiração.
Falando sério, vemos representantes concordarem com a pauta, porém ela fica “em estudo” e não há ação, ou ela é incipiente. A ação estatal que vemos vai na contramão. Tomara que, quando quem tem poder sobre isso perceber o tamanho da cilada, não seja tarde demais.
Infelizmente, no instituto federal daqui, o povo tá cagando pra soberania. Já tentei ter essa conversa várias vezes, mas acham que pagar plano da google pra ter meet e docs pra todo mundo é a melhor coisa, e que a gente tem mesmo que gastar fortunas pra publicar em certas revistas.
E sobre ia, o povo aqui tá alucinado. Estão deixando de incentivar ótimos projetos de pesquisas climáticas, processamento de dados, instrumentação inteligente, gestão integrada, etc pra investir todos recursos em projetos “de ia” que sequer possuem fundamentação teórica.
Estou muito desanimado com tudo isso. Espero que em outras instituições estejam fazendo o oposto. Inclusive, penso que essa onda de ia é um dos piores atentados já feitos contra o desenvolvimento tecnológico do terceiro mundo, porque a gente não tem dinheiro e recursos pra investir em meras apostas e deixar de investir em coisas que nos dariam retorno garantido, com embasamento.




