Seria interessante ouvir o ponto de vista de administradores de instâncias sobre esse assunto também, acho que esses problemas podem indicar o receio dos criadores de conteúdo em virem para o fediverso.

Acho que usuários comuns só tem a ganhar vindo pra cá, mas é diferente pra quem trabalha com internet, enfim, acho que a federação tem muitas potencialidades que podem ser exploradas e desenvolvidas.

E ai galera, o que acham sobre o que ele disse?

  • Ademir@lemmy.eco.brM
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    9
    ·
    11 months ago

    Eu já tentei conversar com ele mais de uma vez, mas acho que ele é muito ocupado. Alguns pontos que ele levanta no video já foram solucionados no protocolo AP (que usamos aqui e no mastodon).

    O que acho sobre o assunto tá aqui:

    https://lemmy.eco.br/comment/4000238

    Ideologicamente, a esquerda deve disputar todo e qualquer espaço, e isso inclui as grandes redes.

    O fediverso também é um espaço que deve ser ocupado.

    O purismo ideológico se usar open source e o feedverso por si só, não garante nenhum progresso da esquerda, só seu isolamento.

    Aí que tá. Eu acho importante que a esquerda instrua o trabalhador para fora das redes grandes, ou ao menos propague o uso das redes descentralizadas por um motivo muito simples: Aqui o grande capital não controla nada.

    Partidos de esquerda tem jornais próprios por isso mesmo, é uma questão estratégica. Por que não redes próprias e descentralizadas? Eu acho que para todo mundo aqui está bem claro qual a vantagem das redes descentralizadas, a esquerda precisa perceber disso e aprender a fazer uso disso como uma arma ideológica.

    Outro dia estava o Ian e o Gaiofato reclamando de ações arbitrarias do Instagram diminuindo o alcance deles. O Gaiofato tinha sido banido até. A força de manipulação que a Meta tem é gigante, veja o caso da Cambridge Analitica. Além disso nós vimos como o Google foi capaz de dobrar facilmente a opinião publica sobre a PL da “Censura” aliciando criadores de conteúdo no Youtube para propagar a narrativa da empresa, e usando a pagina de pesquisa como banner para desinformar as pessoas sobre o assunto.

    O que eu sugiro não é que os Ian Neves exclua agora a conta do Youtube dele com 10 milhões (to chutando um numero) de assinantes. Mas que se preocupem em iniciar a construção de uma rede livre que seria muito mais difícil de ser controlada pelos nossos inimigos.

    e aqui: !vemprolemmy@lemmy.eco.br

    Se / quando a Soberana tiver interesse em levar o assunto a sério eu estaria disposto a ajudar, mas não vejo vontade da parte deles.