Toda vez que levo meu carro pra lavar tentam empurrar a lavagem do motor no pacote, mas como eu ando 99% do tempo em cidade/estrada, o motor só está com aquela poeira normal.

Já ouvi gente dizendo que não é pra lavar nunca e também gente falar que tem que manter limpo pra não estragar os componentes.

Alguma ideia?

  • rubem@lemmy.eco.brM
    link
    fedilink
    arrow-up
    1
    ·
    1 year ago

    Fio comum resseca quando fica no molha e seca, resseca a ponto de quebrar fácil. As borrachas idem, não quebram mas quando você vai desmontar pra manutenção, aí sim quebra fácil.

    Até cabo de vela, se lavar um por um umas 4 ou 5 vezes, depois vai ter trinca, e quando molhar vai falhar (Porque dá fuga de alta tensão pela água nas trincas).

    Na hora de fazer manutenção de carro que sempre tem motor lavado é que vemos isso, metade dos plásticos quebram, alguns fios ao dobrar quebram, enquanto motor todo sujo e lambuzado tem desmontagem tranquila nessa parte.

    Lembro de ler em algum manual sobre evitar lavar o motor, só não lembro de qual carro era (Como leio de quase todo carro, complicado lembrar).

    Na roça lavamos motor mal e mal 1x por ano, no máximo bate uma água rapidinho quando tem muita lama, mas geralmente onde respinga lama, também respinga água das poças limpas que passamos, aí basicamente se pegamos chuva em qualquer 5-10km de asfalto, o motor já fica limpo sozinho, a água borrifada pelos pneus limpa isso. Onde essa água não alcança, a lama também não alcança, só lavei motor até hoje quando eu peguei apenas lama (Tipo 60km de chão debaixo de dilúvio, e o carro ficaria parado dias, ia endurecer a lama). No geralmente pegamos lama, mas depois asfalto molhado com suas poças limpas, aí o motor chega limpo em casa.